Colunas
 

Confidencial
 
21.10
Confidencial
Vidro

Esta semana, em alguns órgãos de comunicação e nas redes sociais, houve muitas críticas em relação às mudanças que estão ocorrendo na Câmara de Vereadores de Caruaru, no âmbito administrativo. É que o presidente Lula Torres (PDT) resolveu modernizar a Casa Jornalista José Carlos Florêncio com uma série de ações, entre elas a colocação de vidros entre o plenário e a bancada de parlamentares. A medida causou estranheza em alguns edis, pois eles acharam que o presidente queria afastar a população do vereador.


O fato

Na verdade quem vai cobrir as sessões na Câmara sabe que, muitas vezes, os parlamentares são atrapalhados por populares e até tentativa de agressão aos edis já houve e vice-versa, quando vereadores foram ofendidos em protestos de professores. Na época, foi preciso a turma do ‘deixa disso' para evitar as agressões físicas.


Sustentabilidade

Nas mudanças feitas na Câmara de Vereadores, a sustentabilidade teve destaque. As sessões são acompanhadas agora pelo sistema SAP e todo vereador tem um computador para ter acesso às súmulas, além de fazer suas interferências nos projetos. Com isso, eliminou-se as súmulas de papel. Outro fator importante foi também a instalação de lâmpadas LED em toda a Casa legislativa.


Mais mudanças

Mais mudanças virão na Câmara de Vereadores de Caruaru e para o melhor funcionamento do Poder Legislativo. Serão implantadas catracas eletrônicas e sistema de credenciamento na entrada, com liberação de crachá, como acontece com outros poderes da República, entre eles as assembleias legislativas e a própria Câmara dos Deputados. Também haverá, entre dezembro e janeiro, uma ampla reforma e requalificação da fachada.


Descontrole

O Governo Paulo Câmara começa a dar sinais de descontrole, no que diz respeito às contas do Estado. É que em Caruaru vários imóveis que foram alugados estão com pagamentos atrasados e, em alguns deles, com ação na Vara da Fazenda Pública, na Capital. Para se ter uma ideia, onde funciona a Casa de Maria, um local de apoio às mães gestantes, o último aluguel pago foi no mês de março. "O último contato que tive, disseram que a pessoa que paga e assina os cheques estava de férias. Isso é lamentável", desabafou o corretor Alexandre Barbosa Maciel, responsável pela locação.


Mais atrasos

Nossa reportagem constatou ainda que mais dois imóveis também estão com registros atrasados nos seus pagamentos: a Delegacia Regional, que funciona no Bairro Indianópolis, e a sede do corpo de Bombeiros, que fica localizada no Bairro Maurício de Nassau. No primeiro, a média de atraso é de três meses. No segundo, é de aproximadamente nove meses, mas o proprietário não quis confirmar. Já um militar que atua na unidade disse que em setembro eram sete meses em atraso. O bombeiro militar pediu para não ter seu nome revelado, por não estar autorizado a conceder entrevista.


Caruaru no foco do Direito

A cidade é destaque, desde a última quinta-feira (19), no mundo jurídico, com a realização da Conferência Estadual de Advocacia, evento que já contou com a presença do presidente nacional da OAB, Cláudio Lamachia. Também estiveram na Capital do Agreste, o deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB); a ex-presidente do Tribunal Regional Federal 4ª Região, Margarida Cantarelli, além de alguns ministros do Tribunal Superior Eleitoral. O evento, que acontece até este sábado (21), é uma promoção da OAB-Pernambuco, com apoio da OAB Caruaru.

 
 
 
publicidade