Colunas
 

Editorial
 
13.05
160 anos de muitas histórias e tradições

Na próxima quinta-feira (18), Caruaru festeja seus 160 anos. Considerada uma das mais importantes cidades do Nordeste, Caruaru vem, a cada ano, se modernizando e atraindo investimentos que geram emprego e renda e posicionam o município como o principal polo universitário, médico e comercial do Interior de Pernambuco.

Nestes 160 anos, duas datas importantes também serão comemoradas. Ou seja, os 10 anos de tombamento da Feira de Caruaru como Patrimônio Imaterial do Brasil e os 25 anos da transferência da Sulanca das ruas e calçadas do Centro para o Parque 18 de Maio - uma área de 100 mil m³, onde existia o antigo Campo de Monta.

Cosmopolita, Caruaru é uma cidade que dá oportunidade a todos e foram pessoas de outros municípios e estados que ajudaram a Princesa do Agreste a se consolidar em vários segmentos, que vão do comércio à indústria, passando pela educação e pelo seu forte polo médico. Equipamentos públicos como UPAS estaduais e municipais, Hospital da Mulher (em fase de conclusão), UPA Especialidades, juntam-se ao polo médico privado, que vem se fortalecendo com a chegada do curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco.

Caruaru celebra seus 160 anos com dezenas de artistas renomados nos mais diversos segmentos que também ajudam elevar o patamar da cidade na cultura. Entre eles estão: Prazeres Barbosa e Sebastião Salves (Sebá), no teatro; Petrúcio Amorim e Azulão, na música, Marliete Rodrigues e Severino Vitalino, na arte do barro, estes últimos dando continuidade à arte de Manoel Galdino e do Mestre Vitalino.

Na literatura, várias figuras se destacaram em nível nacional, mas dois, merecem um destaque especial: Austregésilo de Athayde (ex-presidente da Academia Brasileira de Letras) e José Condé, que com sua criatividade e entusiasmo pela literatura, conseguiu encantar escrevendo romances.

Na Política, a Princesa do Agreste também tem tradição forte com nomes que marcaram época e elevaram à cidade a outro patamar como o ex-ministro Fernando Lyra, eleito sete vezes deputado federal e seu irmão, João Lyra Neto, que foi o primeiro caruaruense a sentar na cadeira titular do Governo do Estado. E este ano, ao completar seus 160 anos, a cidade tem sua primeira mulher prefeita: Raquel Lyra.

 

 
 
 
publicidade