Colunas
 
Rita de Cássia Souza Tabosa Freitas é advogada e professora de Filosofia.
Rita Freitas
 
22.07
Imoralidade Pública

Um dos mais importantes princípios da administração pública é o da moralidade, que versa sobre o administrador público agir com ética para que as suas condutas sejam validadas. A ética afirma que se faz necessário agir de acordo com o bem comum, valorizando-se a sociedade em detrimento dos interesses sociais.

Quando se elege alguém para um cargo público, se espera que esse tão conhecido princípio seja uma regra do seu agir. Na prática, parece que tal princípio é apenas teoria, que não tem como ter um sistema público operado de acordo com esse "dever-ser", que tudo deve ser pautado nos interesses mais escusos que regem nosso sistema político. Parafraseando o filme, hoje falamos na existência dos homens do presidente, naqueles que receberam dinheiro ilícito em nome dele. Mas nosso presidente será investigado? De acordo com o entendimento da Câmara de Constituição e Justiça - CCJ, não.

Com isso, entendemos que no Brasil a desonestidade vale a pena. Que o povo brasileiro se acostumou de tal forma em ser lesado que tudo parece normal, dentro dos "conformes", pois essa forma de se comportar politicamente sempre existiu. Se o Brasil fosse uma tese, poderíamos afirmar que ela ainda estaria na fase de se discutir o que é democracia, pois o conceito não estaria compreendido, mas em fase de construção.

Como falar em solução para nossa caótica segurança pública se os que estão à frente desse processo são mais bandidos que os próprios bandidos? Mas o que mais nos espanta é o conformismo no povo, que fica em suas casas, que não bate panela, que não sai às ruas, que simplesmente aceita. Parece que o caos imoral que estamos envolvidos não é conosco, que não nos afeta, que em nada repercute em nossa vida. Essa atitude apática só serve para que essa imoralidade pública continue a nos reger. Que tipo de país deixaremos para os nossos filhos? Que responsabilidade teremos com o caos do futuro? A cada dia, menos esperança temos de que esse de fato seja um país que tenha futuro.

 
 
 
publicidade