Notícias
 
Política
 
07/10/2017
Raquel Lyra inaugura creche no Bairro São José
 

A prefeita reafirmou o compromisso de campanha de abrir oito mil vagas

Wagner Gil

A prefeita Raquel Lyra (PSDB) inaugurou, na última terça-feira (3), o Centro Municipal de Educação Infantil José Pinheiro dos Santos Filho (Pinheirão), no Bairro São José. O evento foi marcado por simbolismo e emoção, já que o homenageado era pai do atual vice-prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) e já chegou a ser vereador e secretário de Serviços Urbanos em Caruaru.

A emoção ficou nas falas da atual secretária de Obras, Niadja Menezes, e do vice-prefeito que, ao começar a discursar, quase não conseguia. O simbolismo veio na reafirmação da prefeita em garantir que, até o final do seu governo, vai conseguir abrir oito mil vagas, acabando com o déficit atual. "Agora a contagem é regressiva e nós vamos perseguir essa meta com trabalho e foco", afirmou Raquel.

O evento foi bastante prestigiado, contando com cerca de 200 pessoas, entre políticos, empresários e lideranças comunitárias. Entre os presentes, estavam o ex-governador João Lyra Neto (PSDB); os vereadores Lula Torres (PDT), Bruno Lambreta (PDT), Duda do Vassoural (PRTB), Rozael do Divinópolis (PRTB), Ítalo Henrique (PSD), Tafarel (PRP), Edjaílson da CaruForró (PRTB) - autor da propositura para a creche no Bairro São José -, Heleno Oscar (PEN) e Fagner Fernandes (PTdoB).

Durante a solenidade, a família de Pinheirão, através da viúva Mércia Pinheiro, recebeu, das mãos da prefeita Raquel Lyra, uma placa em homenagem ao ex-vereador. "Lembro-me bem de quando o meu pai fundou esse bairro, que, em 1996, no começo de tudo, era o Loteamento São José. Tive o prazer de escolher o nome desse lugar, que tanto marca a minha vida", afirmou Rodrigo. "Estou muito feliz em saber do reconhecimento a Pinheirão e sei que onde ele estiver também está muito feliz. Quero agradecer à prefeita Raquel Lyra pela homenagem", disse Mércia Pinheiro.

Raquel destacou a importância do homenageado para a história de Caruaru. "Pinheirão, além de um grande amigo da minha família, foi um grande político que deu sua contribuição para construir a história da nossa cidade, e, em especial, a este bairro. Por essa razão, escolhemos o nome dele para batizar esta unidade de ensino."

O ex-governador João Lyra completou. "Atuou comigo como secretário e era uma pessoa muito dedicada ao desenvolvimento de Caruaru. Pinheirão deixou sua marca e hoje é muito bem representado pelo seu filho Rodrigo Pinheiro", disse.

Raquel enfatizou a melhoria de vida da população com a implantação do equipamento. "As crianças sairão daqui alfabetizadas, prontas para entrar no Ensino Fundamental. Aqui também elas terão acompanhamentos pedagógico e nutricional, com cinco refeições diárias. Nossa intenção é construir outras dezenas de equipamentos como este e entregar à sociedade as oito mil vagas de creche", garantiu.

Para o secretário de Educação, Rubenildo Moura, o Governo Municipal está escrevendo uma nova página na Educação. "O que antes era um local para, apenas, cuidar das crianças, passou a ser um ambiente que funciona numa perspectiva adequada, dentro de uma proposta pedagógica que vai contribuir para que as crianças possam ampliar, a partir de saberes, um processo cognitivo que possibilite desenvolvimento integral", pontuou.

O vereador Edjaílson disse que o equipamento é fundamental para a melhoria de vida de mais de 100 crianças da comunidade. "Pedimos essa creche porque as dificuldades aqui são enormes. O local precisa melhorar a infreaestrutura, mas a chegada da creche nos motiva muito. Parabenizo a equipe da prefeita por concluir essa obra e entregá-la à comunidade", disse. "Com essa inauguração, Raquel começa a cumprir uma de suas promessas de campanha em relação ao déficit de oito mil vagas. Vamos comemorar", completou Rozael do Divinópolis.

A autônoma Maria de Fátima, que tem um filho matriculado no CMEI, disse, aliviada, que a instituição vem para tranquilizar. "Antes quando precisava ir trabalhar não tinha com quem deixar o meu filho e isso me desesperava, pois preciso mantê-lo. Agora, tudo muda, posso trabalhar tranquila, pois eu sei que meu filho estará em segurança e desfrutando de todo conforto que a prefeitura oferece aqui na creche. Estou muito satisfeita."

O presidente da Associação dos Sulanqueiros, Pedro Moura, era um dos tantos empresários presentes. "Investir nas crianças é apostar na melhoria de qualidade de nossas vidas. Gostaria de parabenizar a prefeita por ter essa decisão de até o final de seu mandato zerar o déficit de oito mil vagas. As mães poderão trabalhar e ajudar em casa. Na Sulanca, temos casos que muitas mães levam o filho para a feira, na madrugada, por não ter onde deixar. Um novo caminho começa a surgir em Caruaru", disse Pedro Moura.

O Centro Municipal de Educação Infantil José Pinheiro dos Santos Filho (Pinheirão) tem capacidade para comportar mais de 130 crianças, com idade entre quatro meses e cinco anos, em turno integral, e dispõe de berçários, refeitório, lactário, brinquedoteca, dentre outras benfeitorias que serão desfrutadas pelos pequenos. As aulas já foram iniciadas na última quarta-feira (4).

 
 
 
 
publicidade