Notícias
 
Últimas
 
07/10/2017
Feira Nacional do Livro chega à segunda edição
 

O evento, que terá cinco dias, reunirá 50 estandes, onde estarão representadas cerca de 100 editoras e distribuidoras

Wagner Gil

Pela segunda vez, a Capital do Forró vai se tornar na Capital da Literatura, com a Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste), que acontece de 10 a 15 de outubro. Promovido pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros) e pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Caruaru, o evento traz à cidade autores das mais variadas vertentes - da literatura infantojuvenil à história brasileira -, para debater com o público, realizar cursos e autografar obras. A programação destaca as comemorações pelos dias das Crianças (12) e do Professor (15).

O presidente da Cerpe, Ricardo Leitão, esteve na coletiva de imprensa que lançou o evento, na manhã da última quinta (5). Ele falou com exclusividade ao VANGUARDA. "Estamos muito satisfeitos por realizar, por mais um ano, a Fenagreste em Caruaru. A feira cresceu, terá mais um dia de funcionamento, o que também exigiu a ampliação das atividades. Fazemos, portanto, um investimento ainda maior no incentivo à leitura", destacou.

A Feira Nacional do Livro do Agreste ocupará o Espaço Cultural Tancredo Neves e funcionará, diariamente, das 9h às 21h, oferecendo dezenas de atividades gratuitas. Na noite do dia 10 haverá a solenidade de abertura, com a presença de autoridades, e uma homenagem ao escritor José Condé, a quem esta edição é dedicada. A importância do autor para a literatura nacional será destacada pelo também escritor Edson Tavares. A abertura contará ainda com o compositor Onildo Almeida, apresentando a sua famosa música ‘A Feira de Caruaru'.

Muito animada com o evento, a prefeita Raquel Lyra comemorou a ampliação de mais um dia e disse que a saída para a crise é investir na educação. "José Condé é um dos grandes nomes que Caruaru legou à literatura nacional. Não podíamos fugir a esta homenagem em seu centenário e, em especial, no mês do seu nascimento. Estamos muito felizes em trazer a Fenagreste a Caruaru e, mais ainda, em possibilitar que nossos professores da rede municipal adquiram obras na feira e possam se capacitar nas palestras e cursos que serão oferecidos", destacou.

Para o secretário de Educação, Rubenildo Moura, a Fenagreste funciona como uma importante ferramenta de complemento ao ensino em sala de aula ao promover o encontro dos estudantes com os autores.


PROGRAMAÇÃO

Uma das principais atrações da feira, o ator Aramis Trindade ocupará o palco principal logo na noite de abertura. A partir das 19h, ele apresentará a sua versão do clássico ‘Romeu e Julieta', em forma de cordel. A peça traz para a cena o escritor Ariano Suassuna, interpretado por Aramis, resgatando as famosas aulas-espetáculo apresentadas pelo autor paraibano.

Além de Aramis, destacam-se no leque de mais de 40 atrações a palestra com a sexóloga Carmen Jansen (consultora de comportamento da TV Record, no Hoje em Dia), seguida de debate sobre o empoderamento da mulher com as blogueiras Mirela Paz e Camila Diniz. Ainda na programação, oficina literária com Raimundo Carrero; palestra com o roteirista Nelson Caldas sobre o gênero terror, em especial o vampirismo; o radialista Geraldo Freire lançando sua biografia; os jornalistas Francisco José (40 Anos no Ar) e Alberto Lima (Quem É Essa Mulher?) e o cantor Maciel Melo, lançando nova edição, pela Bagaço, do seu livro autobiográfico ‘A Poeira e A Estrada'.


GAROTADA

A feira vai oferecer ainda uma programação exclusiva para as crianças. Diariamente, na Tenda Infantil, haverá contação de histórias, oficinas e muita brincadeira. No dia delas, 12 de outubro, uma atração promete colocar todo mundo para dançar e cantar, o Tio Bruninho, que faz show às 15h.


OFICINAS

Um dos focos principais da Fenagreste é a capacitação, por meio de oficinas, cujas inscrições são gratuitas. A de Criação Literária será ministrada por Raimundo Carrero e acontecerá nos dias 13 e 14. O escritor vai apresentar os segredos da ficção, através de exercícios e do estudo de escritores clássicos ou consagrados. Haverá ainda oficinas de Ilustração de Imagens de Caruaru, de Bonecas Abayomi, Livro Artesanal, Artes Plásticas e de Contação de Histórias.


BÔNUS

Com o objetivo de incentivar a leitura e contribuir para o desenvolvimento pedagógico em sala de aula, a PMC presenteará mais de 2.300 profissionais da educação municipal com um bônus que poderá ser usado para adquirir livros. "Este ano, resolvemos inovar e, para isso, vamos garantir um bônus no valor de R$ 300 para que o professor possa comprar exemplares durante a feira", afirmou Raquel.

Durante o evento, um livro escrito por alunos da rede municipal será lançado. Nele contém redações que foram desenvolvidas em sala de aula com o tema "Cultura de Paz: A paz começa em casa". Depois de apresentada, a obra segue para as bibliotecas escolares.

 

 
 
 
 
publicidade