Notícias
 
Esportes
 
11/11/2017
Dada largada para os Jogos Escolares de Caruaru
 

O evento esportivo é considerado o mais importante do Interior do Estado e retorna após dois anos de intervalo

Alunos-atletas de instituições municipais, estaduais, federais e particulares de Caruaru se reuniram, na tarde da última segunda-feira (6), no Bairro Maurício de Nassau, no Ginásio Municipal de Esportes Professor Erlandsen Rodrigues da Silva, para a abertura dos XVI Jogos Escolares Municipais de Caruaru. O evento esportivo é considerado o mais importante do Interior de Pernambuco e retorna após dois anos de intervalo, com novidades. A cerimônia de abertura contou com os protocolos oficiais do acendimento da tocha olímpica, juramento do atleta e desfile das delegações.

A parte cultural ficou por conta dos cerca de 150 alunos das redes pública e privada que se apresentaram em nove coreografias elaboradas pelo professor Marcos Mercury, com base nos temas pedagógicos vivenciados em sala de aula durante o ano letivo. O Boi Tira Teima, o Maracatu do Alto do Moura e o grupo de percussão formado por alunos fizeram participações especiais.

Na oportunidade, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, assinou um decreto municipal para garantir a permanência dos Jogos Escolares Municipais no calendário de eventos da Prefeitura, conforme o plano de governo apresentado ainda em campanha. "São os maiores jogos do Interior do Estado e aqui a gente marca a retomada, assim como o incentivo ao esporte e à garantia da formação cidadã dos nossos alunos, através da prática esportiva", declarou.

Para a caruaruense bicampeã brasileira de caratê, Millena Stefani, os jogos municipais são de grande importância para a visibilidade dos atletas. "É uma oportunidade única. Os grandes campeonatos que participei foram graças a eventos municipais como este que dão importância aos atletas", garantiu.

Outras novidades desta edição são a volta das modalidades de caratê e judô, a inserção dos festivais esportivos, dos miniesportes e do desporto paralímpico, que está contando com a participação de alunos da rede municipal. Os estudantes já estão competindo nas categorias pré-mirim, mirim, infantil e juvenil, no feminino e masculino.

Os jogos vêm ocorrendo diariamente no período da manhã e tarde, no Ginásio Municipal de Esportes, nas quadras dos colégios Motivo e Atual e da Escola Municipal Altair Porto. A quadra de areia do Bairro Boa Vista II (Cohab II), a pista de atletismo e o campo de futebol do Colégio Municipal Álvaro Lins, assim como o Parque Aquático Municipal, também estão comportando as competições.

O evento é uma realização da PMC, através das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Gerência de Esportes.

 
 
 
 
publicidade