Notícias
 
Cidade
 
02/12/2017
TOP Marcas se consolida e chega a sua 12ª edição
 

O evento reuniu empresários, publicitários, políticos, entre outros segmentos

Léa Renata

Um dos prêmios mais esperados do ano chega à décima segunda edição. Trata-se do TOP Marcas, do Jornal VANGUARDA, que foi realizado na noite da última quarta-feira (29), no Maria José Recepções I. O evento, bastante prestigiado, reuniu empresários, publicitários, políticos, representantes de classe, entre outros.

O TOP Marcas deste ano teve como tema Sustentabilidade e tudo foi trabalhado pensando no meio ambiente, desde a concepção da revista, passando pelos convites, até o troféu. Durante a festa, os convidados também puderam conferir uma exposição sobre o Rio Ipojuca, da ONG SOS Ipojuca. ‘‘A realização do 12º TOP Marcas mostra a força do evento, não só para o Jornal VANGUARDA, mas, principalmente, para representantes das marcas que puderam ter um diagnóstico da sua empresa ou serviço", afirmou Mércia Lyra, diretora administrativa do Jornal VANGUARDA.

Presente no evento, a prefeita Raquel Lyra falou sobre a importância da pesquisa. "Esse estudo é de grande importância para as marcas e seus representantes, que, na sua maioria, vêm atravessando a crise econômica se reinventando, inovando. Vocês todos estão de parabéns!"

Já o ex-governador João Lyra Neto, além de enaltecer o TOP Marcas, falou sobre a importância do Jornal VANGUARDA. "O VANGUARDA fez este ano 85 anos de existência, sendo um dos mais antigos de cidades do Interior do Brasil. Com este prêmio, o semanário mostra o compromisso que tem com toda sociedade de Caruaru, divulgando fatos que vão ficar registrados para sempre."

A premiação vem se consolidando no mercado por apresentar, fielmente, os produtos e serviços que o consumidor caruaruense mais gosta ou simpatiza. O estudo, que mais uma vez foi feito pela empresa JM Consultoria & Pesquisa, aconteceu nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, quando foram ouvidas 444 pessoas residentes na zona urbana de Caruaru, com idade acima dos 18 anos. A abordagem foi rigorosamente domiciliar.

O técnico responsável pela pesquisa, o economista José Augusto Netto de Mendonça, explica que, para garantir a espontaneidade das respostas, os questionários não continham listas de marcas, fazendo com que o consumidor respondesse baseado tão somente nas suas experiências.

As perguntas, para todos os segmentos, foram elaboradas da seguinte forma: "Quando eu falo em (segmento de produto ou serviço), de qual marca o (a) sr (a) mais gosta ou simpatiza?". "Vale salientar que, no início da abordagem, foi esclarecido que as respostas poderiam ser dadas independente do consumo dos produtos e serviços a serem apresentados", explicou o economista.

De acordo com o coordenador do levantamento, Victor Cavalcante, os pesquisadores são distribuídos seguindo uma ordem geográfica de maneira a facilitar a logística do trabalho. "De posse de um mapa do bairro, eles procuraram pessoas residentes que atendam aos requisitos da pesquisa nos quesitos de sexo e idade. As entrevistas são distribuídas por todas as ruas da localidade e a cota da renda familiar é cumprida naturalmente de acordo com a realidade socioeconômica de cada região", afirmou o consultor, que durante o evento explanou dados importantes sobre a evolução do TOP Marcas nos últimos 12 anos.

Este ano foram pesquisados 50 itens, divididos nas categorias Alimentos e Insumos, Bebidas, Construção e Reforma, Educação, Material de Limpeza, Restaurantes, Saúde, Telecomunicações, Transporte e Veículos, Serviços e Varejo. Quatrocentas e quarenta e quatro pessoas foram entrevistadas, sendo 55,63% do sexo feminino e 44,37% do sexo masculino. A maioria dos abordados tinha de 35 a 49 anos, com 2º grau completo ou incompleto (39,86%) e a renda familiar de um a cinco salários mínimos (44,59%). A margem de erro máxima é de 4,9%.

Na 12ª edição do Prêmio TOP Marcas mais quatro itens foram acrescentados. Foram eles: Clínica Veterinária, Vinagre, Iogurte e Feijão, cujo vencedores foram, respectivamente, Vet Clinic, Minhoto, Danone e Turquesa.

Os três primeiros lugares gerais nesta edição ficaram para Baterias Moura, Minhoto e a Unimed. A primeira marca obteve 82,21%, a segunda 77,48% e a terceira 74,55%.

Em relação ao TOP Marcas de 2016, o Cimento Poty perdeu o primeiro lugar para a Baterias Moura, que havia ficado na segunda colocação. Agora quem figura em segundo é Minhoto, que já é destaque na sua estreia no prêmio. A Unimed permaneceu em terceiro. Já o Cimento Poty não apareceu nas três primeiras colocações.

 
 
 
 
publicidade